PERGUNTAS FREQUENTES

1. QUE PRODUTOS CONTÊM / NÃO CONTÊM DETERMINADO ALÉRGENO?

Nas listas de componentes dos nossos produtos encontrarás todas as informações de que necessitas sobre o teor em alérgenos neles contido. Deste modo, disporás de informação mais atualizada e fiável.

Também poderás consultar a nossa secção de Nutrição na página web da PepsiCo, onde encontrarás informação atualizada sobre os nossos produtos. Para isso, tens de entrar na secção de Marcas, Nutrição e seleccionar a opção Info-alergias.

2. O QUE É A DOSE DE REFERÊNCIA (DR)?

São as quantidades de calorias e dos principais macronutrientes (gorduras, gorduras saturadas, hidratos de carbono, açúcares, proteínas e sal) que é aconselhável ingerir diariamente no âmbito de uma dieta equilibrada.

Estas quantidades podem variar em função de muitos fatores, como a idade ou o nível de atividade física. Não se trata, portanto, de valores ajustados a cada indivíduo, mas antes aqueles que podem constituir um guia que pode ajudar-te no teu dia-a-dia.

Tabela de referência

3. E EM QUE CONSISTE A ETIQUETA NUTRICIONAL QUE SE BASEIA NA DR?

Todos os produtos PepsiCo incluem informação nutricional baseada na DR.

Assim, indicamos por porção/dose o número de calorias e nutrientes mais relevantes para a saúde (gorduras, gorduras saturadas, açúcares e sal), contidos no produto e, em percentagem, as quantidades diárias em princípio necessárias (com base na DR para um adulto médio, ou seja, cerca de 2000 kcal).

Captura de pantalla

Por exemplo:
30g de Lays c/Sal (30g equivalem a uma dose) fornecem-nos:
-    162 kcal de energia, que equivalem a 8% da Dose de referência (DR), contêm:
-    10,5g de gorduras, que equivalem a 15% da DR
-    1,4g de gorduras saturadas, que equivalem a 7% da DR
-    0,2g de açúcares, que equivalem a menos de 1% da DR
-    0,5g de sal, que equivalem a 8% da DR

4. COMO É QUE ESTA NOVA INFORMAÇÃO ME PODE SER ÚTIL?

Com a DR sabes o que comes do ponto de vista nutricional e a incidência com que um determinado alimento entra na tua alimentação diária. Esta informação pode, portanto, ser-te útil como guia para elaborar uma dieta saudável e equilibrada e integrar nela qualquer tipo de alimento.

5. AS BATATAS FRITAS SÃO FEITAS COM BATATAS AUTÊNTICAS?

Claro que sim. As batatas chegam do campo, são lavadas, descascadas e cortadas em rodelas. Posteriormente são fritas e junta-se-lhes sal ou outro tempero, para lhe dar o sabor pretendido.

Se assim não fosse, não poderíamos designá-las por "batatas fritas" na embalagem, tal como fazemos na parte de trás da embalagem, e então teríamos de designá-las por "produto frito de aperitivo".

6. NA FRITURA UTILIZAM ÓLEOS HIDROGENADOS, OU PARCIALMENTE HIDROGENADOS?

Não, todos os óleos de fritura que utilizamos nas batatas fritas e snacks são óleos não-hidrogenados.

7. COMO É CONTROLADA A QUALIDADE DOS ÓLEOS DE FRITURA? NÃO SÃO MUITO REUTILIZADOS?

Fazemos uma seleção de fornecedores e só utilizamos aqueles que tenham sido previamente homologados por nós. Cada lote de óleo é analisado e, se não cumprir com os nossos elevados padrões de qualidade, é rejeitado.

Durante a fritura são controlados dois parâmetros: a acidez e o índice de oxidação, que são os dois fatores que definem a qualidade de um óleo durante este processo.

Estes dois parâmetros têm limites que, se não forem ultrapassados, asseguram-nos a frescura do produto durante o seu período de consumo preferencial.

8. UTILIZAM ALGUM ADITIVO PARA MANTER O PRODUTO FRESCO?

Não, não utilizamos nenhum aditivo para que o produto se mantenha fresco. A embalagem protege o produto, sobretudo os produtos cujas embalagens são revestidas com película metalizada (a maioria das embalagens de Lay’s, Ruffles, Doritos).

No entanto, em alguns produtos, no momento da embalagem eliminamos o oxigénio da embalagem e juntamos uma atmosfera protetora, a fim de evitar que o produto fique rançoso. É por isso que, nesses produtos, indicamos na embalagem “embalado em atmosfera protetora”.

9. QUAL É O PROCESO DE PRODUÇÃO DAS BATATAS FRITAS?

As batatas fritas, após serem lavadas, descascadas e cortadas em rodelas, são fritas, temperadas e salgadas. Só posteriormente são embaladas. Todas as batatas preparadas pela PepsiCo seguem este processo.

SOBRE NUTRIÇÃO E SAÚDE

1. QUANTAS CALORIAS TÊM AS BATATAS FRITAS OU OS SNACKS?

Em todos os nossos produtos encontrarás a informação nutricional sob a forma de uma tabela no verso do pacote. A legislação obriga a que essa informação se refira a 100 g de produto, mas terás de ter em conta que uma dose de batatas fritas ou de snacks deve ter aproximadamente 30g e que estes 30g, dependendo do produto, fornecem entre 120-180 kcal, consoante a composição do produto. Podes consultar essa informação na embalagem de cada produto específico.

2. AS BATATAS FRITAS OU OS SNACKS ENGORDAM MUITO?

Tanto os snacks como as batatas fritas podem ser facilmente integrados numa dieta saudável e equilibrada, se forem consumidos com moderação. Uma dose de 30g de batatas fritas (de 10 a 20 unidades, dependendo do tipo) cobre apenas 8% das calorias de que, em média, uma mulher necessita diariamente (cerca de 2000 kcal) e 6% das necessidades calóricas diárias de um homem (cerca de 2500 kcal), embora estas percentagens variem de pessoa para pessoa e dependam da sua atividade.

3. AS BATATAS FRITAS OU OS SNACKS TÊM ÁCIDOS GORDOS TRANSGÉNICOS?

Não, não têm. Os ácidos gordos transgénicos encontram-se principalmente nos óleos e nas gorduras parcialmente hidrogenados e nós não os utilizamos.

4. AS BATATAS FRITAS OU OS SNACKS TÊM UM TEOR ELEVADO DE GORDURAS SATURADAS?

As nossas batatas fritas das marcas Lay’s e os nossos snacks Cheetos e Matutano, são fabricados com óleos de baixo teor em gorduras saturadas e elevado teor em gordura insaturadas (as boas). Além disso, as Lay’s Mediterrâneas são fritas 100% em azeite (óleo de oliva), uma das gorduras mais saudáveis que existem, graças ao seu baixo teor em gorduras saturadas.

De todas as maneiras, um consumo moderado em gorduras saturadas não é prejudicial para a saúde.

5. O TEOR EM SAL NAS BATATAS FRITAS E SNACKS É MUITO ELEVADO?

Tem-se a perceção de que são produtos muito salgados, porque o sal está à superfície. Para que se tenha uma ideia, em 100 g de batatas fritas há, em média, 1,7 g de sal, enquanto em 100 g de pão de forma esse teor é de 1,2 g.

lays_contact_page_mobile